quinta-feira, 20 de maio de 2010

F 18 A - SUPER HORNET - MONTAGEM EM ANDAMENTO(Parte 01)




O Boeing F/A-18EF Super Hornet é uma aeronave supersônica de interceptação aérea e de ataque ao solo. O F/A-18E e F/A-18F são maiores e mais avançados que seu antecessor oF 18 A SUPER HORNET O Super Hornet entrou em serviço nos Estados Unidos em 1999, e substituíram os F 14 Tomcat em 2006 e deverão servir em conjunto com os originais Hornets F/A-18C(se mantêm operacionais mas com uma substituição gradativa pelos Super Hornets). Em 2007, a Real Força Aérea Australiana comprou 24 Super Hornets para substituição dos antigos F 111.

A MONTAGEM (Iniciada em 20 de abril de 2010)

Como havia Prometido, com relação a essa montagem colocarei o passo a passo durante o processo, esse modelo é de média/alta dificuldade de montagem em virtude da quantidade de peças e o tamanho.
Esse modelo está na escala 1: 48 aproximadamente 37cm.

1º - PASSO (VERIFICAÇÃO DAS GRADES DE PEÇAS)

Como vocês poderão ver na foto abaixo, todas as peças foram pintadas com uma tinta branca a base de água, após limpeza e lavagem das peças, retirando qualquer tipo de gordura existente, com esse processo de limpeza evitamos que a tinta não cubra o modelo em alguma parte.







2° PASSO (MONTAGEM DA ENTRADA DE AR/MOTORES)

A montagem da entrada de ar e dos motores dos modelos a Jato, são mais complicadas, as peças não se encaixam uniformemente, necessitando de um pouco de massa putty e claro cola - normalmente uso as colas para aeromodelos mesmo, nada de superbonder, a bonder é muito boa, mas se errar a montagem não tem mais o que fazer, e depois tornam-se quebradiças.
Nesse modelo a entrada de ar faz parte do conjunto das turbinas e da lateral do avião conforme poderão ver nas fotos abaixo.
Obs. A cola e as peças não queriam ajudar, essa parte foi um pouco difícil para deixar tudo alinhado com a fuselagem posteriormente.






3°PASSO (MONTAGEM DO COCKPIT)(Esse modelo não vem com os pilotos)

O Cockpit é uma das partes mais delicadas de um jato, pois para ficar o mais próximo do real, é necessário muito tempo e dedicação, muitos detalhes (micro detalhes) precisam ser colocados para se chegar próximo.Muitos modelistas possuem técnicas apuradas e muito mais, eu como estou começando, ainda cometo algumas falhas, mas ficou bem próximo do real.
Esse cockpit vem dividido em 4 partes bancos, painéis e controles.



 

4°PASSO (INSTALAÇÃO DAS ENTRADAS DE AR JUNTO A FUSELAGEM)

Conforme comentei no 2° passo os encaixes dessas peças não eram perfeitos e foi necessário utilizar um pouco de massa putty e cola, e principalmente muita paciência e lixa.
Como a lateral da fuselagem faz parte da entrada de ar e fica acoplada ao corpo do avião, foi preciso muita lixa e ajustes para o encaixe perfeito.





Obs. Massa Putty aplicada, aguardei algumas horas para secar e alguns bons minutos de lixa.




Obs. Peça encaixada, lixada e com a base aplicada!

A montagem ainda está em andamento, em breve colocarei mais fotos do passo a passo, nesse modelo também demonstrarei a aplicação da técnica de "wash" - envelhecimento das peças.



5 comentários:

Gilmar (JF-MG) disse...

montagen maravilhosa,parabens,as fotos tambem estao perfeitas.

Unknown disse...

Comprei ontem um desse... mas da Academy... seu cockpit ficou INCRÍVEL! parabéns

Rodrigo Loris disse...

Gilmar,

Obrigado pelo comentário, que bom que gostou, acompanhe por ai agora a montagem do Hercules C130.

Abs

Rodrigo Loris disse...

Dr. Diogo,

Obrigado pelo elogio, espero que tenha gostado, acompanhe a montagem agora do Hercules C130.

Abs

felipe disse...

tem alguma dica de loja para se comprar na net.
pretendo começar esse hobby e ainda estou meio perdido